Área Reservada

METALOME

Fabricante de componentes metalúrgicos de elevado valor

Fundo Europeu

Projeto N.º 181.056

Designação do projeto: i9METALOME – Inovação Industrial

Apoio no âmbito do Sistema de Incentivos: SI Inovação Empresarial – Produtiva

Objetivo principal: Reforçar a competitividade das PME

Região de intervenção: Norte

Entidade beneficiária: METALOME, LDA.

Data de aprovação: 23-08-2022

Data de início: 04-11-2021

Data de conclusão: 30-06-2023

Custo total elegível: 8.851.826,29 €

Apoio financeiro da União Europeia: FEDER – 2.434.252,23 €

Apoio financeiro público nacional/regional: N.A

A concretização do projeto i9METALOME, a METALOME pretende dar um salto qualitativo disruptivo e inovador numa atividade industrial muito competitiva e exigente. O objetivo fundamental do investimento proposto, centra-se na criação das condições físicas, tecnológicas e logísticas para reforçar a capacidade produtiva da nova unidade industrial da METALOME, preparando a empresa para os desafios do futuro.

A aposta reforçada na capacidade e competitividade do aparelho produtivo é essencial para garantir o crescimento estruturado da atividade fabril da METALOME nos próximos anos. As tecnologias produtivas têm evoluído de forma acelerada, tornando-se essencial a adaptação tecnológica dos processos produtivos, tanto ao nível do standard de qualidade oferecido, como ao nível da competitividade de custos, fatores essenciais à conquista de novos produtos, clientes e mercados.

A capacidade a instalar preconizada no projeto, permitirá lançar as bases de uma evolução sustentada, preparada e planeada. A implementação de tal plano de investimento, constitui-se, pois, como um desígnio da maior relevância para o futuro da empresa, sem a qual o projeto industrial ficaria irremediavelmente estagnado. O plano ora vertido neste projeto, resulta de uma reflexão estratégica, desenvolvida e maturada com o fito de preparar a infraestrutura para os desafios da próxima década.

Em suma, o investimento proposto poderá desdobrar-se nos seguintes objetivos parcelares:

  • Inovação tecnológica do processo industrial;
  • Automatização e robotização de processos de fabrico;
  • Aumento do nível de produtividade;
  • Aumento da capacidade instalada de produção;
  • Melhoria das infraestruturas de apoio e serviços industriais através da digitalização de processos;
  • Reforço da capacidade logística interna;
  • Aposta na qualificação e no reforço da equipa de colaboradores.

A METALOME pretende garantir fortes impactos na sua competitividade empresarial a curto prazo, resultantes de:

  • Melhoria dos rácios de produtividade e de eficiência operacional;
  • Otimização do layout fabril, concebido especialmente para o processo e as tecnologias a implementar;
  • Elevado valor acrescentado pela incorporação de serviços complementares que podem representar novos nichos de mercado e oportunidades de penetração em mercados inovadores;
  • Minimização de desperdícios no custo das matérias-primas;
  • Otimização dos fluxos e processos de gestão do armazém de matérias-primas e produto final;
  • Minimização dos consumos energéticos nas diferentes fases do processo através da utilização de equipamentos de última geração mais eficientes, bem como pelo uso racional das fontes de energia do processo e da utilização de fontes de energia renováveis;
  • Melhoria da competência e capacidade técnica da equipa de colaboradores pelo reforço do seu efetivo e pelo aumento do seu nível de qualificação.

O aumento de capacidade preconizado no projeto, permitirá lançar as bases de uma evolução sustentada, preparada e planeada. A implementação deste investimento constitui um desígnio da maior relevância para o futuro da empresa, sem a qual o projeto industrial ficaria irremediavelmente estagnado. O plano de investimento delineado neste projeto, resulta de uma reflexão estratégica, desenvolvida e maturada com o propósito de preparar a infraestrutura para os desafios industriais da próxima década.